quinta-feira, janeiro 26, 2012


Dicas de cuidados para unhas no verão

0

Fonte

Unhas com aspecto saudável representam mulheres que se preocupam com a aparência. No calor, a hiper-hidratação, provocada pelo aumento de banhos de mar, de piscina e no chuveiro, pode enfraquecer as unhas.


Alguns cuidados ajudam a mantê-las bonitas e livres de doenças. Os dermatologistas Andreia Leverone, do Centro de Estudos de Unha no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, e Cristiano Horta, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo, dizem como:

1. Apesar de parecer rígida, a unha é um tecido flexível. Existem no mercado produtos específicos, como hidratantes e fortificantes. Cremes para as mãos ou para o corpo também podem ser usados. Após imersão em água morna, passar hidratante ajuda a reter a água das células que formam as unhas.

2. O banho de mar deixa o esmalte opaco. Para a unha “respirar”, ele deve ser removido.

3. O uso contínuo de esmalte resseca as unhas. Um intervalo mínimo de um ou dois dias entre as passadas do produto previne contra manchas brancas, unhas fracas e quebradiças.

4. Apesar da enorme oferta de tons e texturas no mercado, os esmaltes coloridos deixam as unhas amareladas. O retorno da tonalidade natural só acontece com o crescimento. Para evitar que o pigmento do esmalte entre em contato direto com as unhas, SEMPRE passe base antes da esmaltação.

5. Mulheres que vão à manicure toda semana devem levar sempre seu próprio alicate, para evitar possíveis infecções. O lugar onde fazem a unha também deve ser de confiança.

6. Unhas curtas e quadradas são mais indicadas para o verão. Quanto mais comprida, maior a chance de trauma e de quebrar.

7. Unhas postiças ou de gel abafam a unha verdadeira, que corre por baixo, propiciando infecção por fungos. No calor, o quadro piora. Elas devem ser trocadas a cada três semanas, no máximo, e se possível, evitadas.

8. Fique atenta à data de validade do seu esmalte. O produto pode não ficar com o brilho esperado e a unha pode descolorir ou ficar amarelada.

9. As unhas dos pés, apesar de mais espessas e resistentes, estão mais expostas a traumas, umidades e infecções. Usar calçados abertos e secar bem os pés evita o surgimento de fungos e bactérias.

10. Nem sempre o problema na unha é da própria região. Ele pode indicar uma deficiência sistêmica, pois as unhas são um forte indicador de como vai a saúde. Quando um problema for identificado, é importante visitar um dermatologista.

11. Se você tem o hábito de tirar as cutículas, especialmente nesta época do ano, tente não fazer isso, ou reduzir a frequencia. A cutícula protege a matriz da unha da entrada de bactérias e fungos. Sua remoção deixa a entrada livre. O ideal é não tirar, apenas empurrar e hidratar.

12. Tenha sempre a mão um kit-unhas com lixa, tesourinha, cortador e alicate. Nunca se sabe quando aquela pelezinha vai levantar, ou quando sua unha vai quebrar. Usando os materiais corretos, a chance de traumas é menor.

13. Mantenha uma alimentação saudável e balanceada, além de beber muito líquido. As unhas também precisam se nutrir.

14. Coma gelatina. Além de ser refrescante, a gelatina industrializada é feita com colágeno em sua essência, o que fortifica as unhas e as deixam mais saudáveis.

15. Troque sua acetona pelo removedor de esmaltes sem adição de acetona. A unha é formada por camadas e quando usamos acetona com muita frequencia, destruímos essas camadas, expondo as nossas unhas ao enfraquecimento e à quebra.

Gostaram das dicas?
Comentem!

0 comentários:

Postar um comentário

Aqui o respeito é essencial!

Ocorreu um erro neste gadget

Como estou indo

LilySlim Weight charts

wibiya widget

My Fashiolista finds